Preparando o Currículo

Tweet Linkedin Google+

Cover letter

Cover LetterQuando se candidatar a uma vaga, além do currículo, é interessante enviar uma cover letter, ou carta de apresentação. No caso de currículos enviados por e-mail, essa carta seria o corpo do e-mail - é o que a pessoa que está recebendo o currículo vai ler primeiro. Ela deve ser clara e direta, contendo de maneira sucinta suas qualificações e experiências. Deve conter:

Introdução – dirija-se à pessoa que receberá a carta, ou à empresa, usando “Dear Sir/Madam”, “To whom it may concern”.

Primeiro parágrafo – explique por que está escrevendo (informe a vaga para a qual está se candidatanto), use “I am writing to apply for the position of... advertised at...”.

Nos parágrafos seguintes - conte um pouco sobre a sua educação, experiências prévias, qualidades e habilidades. Use: “I hold a degree in ...”; “I have experience of...”; “I am interested in...” etc.

Conclusão - termine usando frases-chave, como: “I have enclosed a copy of my CV for your reference” ou “I look forward to hearing from you soon”.

Assinatura – coloque assim: “Regards”, seu nome.


MODELO DE COVER LETTER

Dear sir/madam,

I am writing to apply for the position of (coloque a vaga) which I saw advertised on (coloque o lugar onde a vaga foi anunciada).

I hold a degree in (coloque sua formação).

I have experience of ... (fale da sua experiência relevante a área).

I am interested in the position because ... (explique por que você está se candidatando à vaga).

I have attached my CV for your reference and I look forward to hearing from you soon.

Best regards,

(Seu nome).


Currículo

Principalmente para empregos não qualificados, a dica é fazer um currículo simples e direto, em inglês, focando na área em que deseja trabalhar. Ou seja, não seria muito interessante você colocar todas as suas experiências no Brasil como jornalista, por exemplo, para um trabalho de babá. Tente colocar experiências relevantes ao emprego que está buscando. Use um vocabulário claro e formal. Se seu inglês não for muito bom, peça a alguém para fazer uma revisão (como o professor da sua escola).

Faça um currículo de uma página, no máximo duas, contendo:

  • Personal Details - coloque os dados para contato (endereço, telefone, e-mail).

  • Objetive - escreva de maneira sucinta o tipo de trabalho que deseja. É interessante mencionar sua disponibilidade para trabalho e tipo de visto.

  • Work experience – conte um pouco sobre sua experiência, começando da mais recente e citando o que for mais relevante para a vaga a que está se candidatando.

  • Education - descreva suas qualificações, começando da mais recente.

  • Aditional Information – descreva de modo objetivo suas habilidades, interesses, outras experiências, hobbies etc.

  • References – coloque as referências de trabalhos anteriores (pergunte primeiro se você pode colocá-las como referência) ou simplesmente escreva “References available on request” (Referências disponíveis quando requisitadas).

Modelo básico de currículo

 

Test link