Campaign Banner Top_No_sponsor-logos

Estudar Inglês

Tweet Linkedin Google+

Study EnglishExistem muitas opções de escolas de inglês na Irlanda. Dublin recebe o maior número de estudantes, mas outras cidades, como Galway, Cork e Limerick, por exemplo, também são boas opções. O preço e a qualidade das escolas variam muito. A carga horária de aulas é geralmente de 15 a 20 horas semanais. O governo irlandês exige que o estudante leve três mil euros para entrar no país, assim como comprovantes de pagamento do curso, seguro saúde, e que já chegue com acomodação garantida para os primeiros dias. Este valor é o mínimo recomendado, mas quem puder, pode e deve trazer uma quantidade maior, já que os gastos nos primeiros meses podem ser grandes.

Para monitorar o padrão de ensino das escolas de inglês no país, o governo estabeleceu o Accreditation and Co-ordination of English Language Services (ACELS), que faz parte de um órgão chamado Quality and Qualifications Ireland (QQI), responsável por monitorar e regulamentar o ensino no país, incluindo as escolas de inglês. O reconhecimento destas instituições de ensino pelo ACELS não era obrigatório, o que levou ao surgimento de muitas escolas de inglês sem qualidade de ensino no país. Assim, recentemente, o governo anunciou novas medidas para regulamentar as escolas.

A partir de 2016, um novo "selo de qualidade" será instituído no lugar do ACELS e será chamado IEM (International Education Mark). A inspeção para que as escolas consigam esta nova acreditação será bem mais rigorosa do que o ACELS e somente escolas aprovadas, que devem primeiro provar qualidade de ensino, poderão receber estudantes não europeus. 

Enquanto esta nova acreditação não entra em vigor, para uma escola estar apta a receber estudantes não europeus, deverá fazer parte de uma lista chamada ILEP (Interim List of Eligible Programmes for Student Immigration Permition), que passa a valer a partir do dia 1 de outubro de 2015.

Entre as novas exigências anunciadas pelo governo irlandês, escolas precisam comprovar que oferecem algum tipo de proteção aos alunos, ou seja, caso algo aconteça com a escola, o aluno não será prejudicado, podendo terminar o curso em outra escola sem custo adicional ou recebendo o dinheiro de volta.

Neste período de transição e mudanças no sistema de Educação irlandês, alunos que pretendem comprar cursos de inglês agora devem pesquisar bastante e escolher escolas acreditadas pelo ACELS e que ofereçam o Leaner Protection. É importante reforçar que existe uma associação chamada MEI, - Marketing English Ireland, formada no momento por 54 escolas de inglês de todo o país. Todas as escolas que fazem parte do MEI são acreditadas pelo governo e oferecem o Learner Protection, além de oferecer qualidade de ensino.

A lista de escolas de inglês aprovadas no momento pelo ACELS está aqui.

Confira a lista das escolas filiadas a MEI aqui.