Curiosidades

8 itens básicos na alimentação dos irlandeses

17/08/2016

Tweet Linkedin Google+

Para mergulhar na cultura de um país, explorar a gastronomia típica é obrigatório. Os hábitos alimentares traduzem diferentes aspectos de um povo, inclusive econômicos, sociais, educacionais e assim por diante. É importante entender que a escolha dos alimentos representa preferências, aversões, identificações. A agricultura irlandesa, baseada em uma terra não muito fértil, limitou a variedade de verduras, legumes e frutas - as principais são maçã, amora, ameixa e morango. Consequentemente, esse cenário moldou as escolhas de uma parte significativa da população. Além disso, o clima e os demais aspectos geográficos refletem nos hábitos alimentares. Hoje, por exemplo, é comum encontrar em restaurantes tipicamente irlandeses pratos com peixes, frutos do mar e muita batata. Confira quais são os alimentos mais nutritivos segundo os irlandeses.

Leite

Os irlandeses adoram leite. De acordo com uma série de reportagens transmitida pela RTÉ, o consumo de leite por ano chega a 500 mil litros - colocando a Irlanda no ranking dos maiores consumidores da Europa. E os derivados também estão entre os preferidos, especialmente a manteiga irlandesa que é considerada de alta qualidade e muito mais saudável por ser produzida a partir do leite de vacas alimentadas com pasto. No entanto, interesses econômicos podem mudar esse cenário. Desde 2015, a cota de leite (quantidade que cada fazendeiro poderia produzir e suprir o mercado) que era controlada pelo Governo foi retirada e a produção deve ser ampliada. Isso tudo deve interferir na qualidade dos produtos locais.

Chá

Os irlandeses consomem de quatro a seis xícaras de chá por dia. Esse foi o resultado de uma pesquisa que estimou a média de consumo de chá por pessoa em cada país. A tradição da bebida vem desde 1800, pois o chá ameniza o frio e melhorava os ânimos em dias chuvosos. Com ervas muitas vezes de baixa qualidade, importadas do Reino Unido, criou-se o hábito de adicionar leite para melhorar o sabor. Foram anos, quase séculos, até a Irlanda criar sua identidade com um dos mais famosos chás do mundo – o Irish Breakfast. O chá típico do país é indiano e começou a ser comprado pelas indústrias irlandesas por volta de 1960. É o chá preto Assam, conhecido assim por ser produzido na região de mesmo nome na Índia. É forte, robusto e revigorante segundo os irlandeses.

Porridge (mingau de aveia)

Uma pesquisa realizada neste ano para analisar os hábitos dos irlandeses no café da manhã mostrou que 25% deles escolhem o porridge (mingau de aveia) nos dias de semana. O alimento é considerado nutritivo, saudável e prático para os dias corridos. As receitas variam bastante atualmente, mas a base do prato tradicional é aveia, água e um pouquinho de leite. Muitos acrescentam canela, mel e frutas.

 

 

Irish Breakfast

O café da manhã irlandês, atualmente servido em pubs e cafeterias, já não é uma realidade nas famílias locais. A combinação de bacon, salsicha, ovos, black pudding (uma salsicha feita com carne de porco, sangue, aveia e demais misturas), às vezes acompanhada de hash brown (bolinho de batata empanada e frito na manteiga) e torradas com chá costumava ser dedicado para aqueles que tinham um dia cheio de trabalho pesado na fazenda em uma manhã fria de inverno. O prato até continua sendo consumido por irlandeses, mas normalmente em domingos, dias de passeios e não, necessariamente, pela manhã - muitos optam por um brunch, que o café da manhã com o almoço.

Stew

É claro que a Guinness não deixaria de fazer parte da culinária irlandesa em uma combinação considerada perfeita para quem gosta de ensopados. O Irish Stew é composto por uma carne bem suculenta, batata, cebola, alho, cenoura e outros vegetais com o toque final da cerveja mais amada do pais.

 

 

Sanduíches

Os irlandeses consideram sanduíches uma refeição, especialmente se ele estiver recheado com o salgadinho de batata (chips) - é o chamado crisp sandwich. Como o almoço na Irlanda dificilmente significa um tempo de pausa para uma refeição importante, já que a maioria considera o jantar a principal refeição do dia, o sanduíche é perfeito para matar a fome no meio do dia. Existem diferentes variações de recheios, as mais comuns envolvem maionese com ovo (egg mayo), atum, bacon e, claro, não podemos esquecer nunca do salgadinho de batata frita para acompanhar.

Scone

A receita é simples e rápida, mas muito apreciada pelos irlandeses, especialmente quando acompanhada do chá. É um pãozinho rápido, de textura mais seca, servido em porções individuais. Muitas vezes é feito com frutas secas ou até frutas vermelhas. Costuma ser servido com manteiga e geleia.

 

 

Batata

A batata faz parte da culinária irlandesa há séculos. É o alimento mais nutritivo e essencial para os nativos. No início do século 18, era o alimento básico das famílias mais pobres. Uma infestação de fungos nas plantações provocou a morte de quase um milhão de pessoas entre 1845 e1850 e foi responsável pela emigração de muitos irlandeses. Hoje, é possível encontrar na Irlanda diferentes tipos de batata em qualquer supermercado ou feira. O purê de batata é sagrado, depois tem a batata recheada (jacket potato), o Shepherd’s pie (que é quase um escondidinho de batata com carne moída), a batata frita acompanhada do peixe frito (tradicional fish and chips) e assim por diante. Em muitos restaurantes tradicionais, a batata costuma estar presente no prato de entrada, principal e acompanhamento.

 

Por Marciéli Palhano, jornalista e intercambista em Dublin.